12 setembro 2013

A menina que não sabia ler

R-earrange | via Tumblr
 
    Fiquei muito empolgada por ter ganhado cem reais do meu tio, achei finalmente uma oportunidade para encontrar o livro que eu estava tanto esperando, um livro que me prendesse até o fim, sabe? Então, na semana passada, eu arranjei dois livros que senti que iriam me proporcionar isso: "A menina que não sabia ler" (que comprei) e "A Pirâmide vermelha" (que ganhei do meu pai). Então, decidi começar lendo o primeiro livro, pois já tinha visto ele antes no Skoob. Terminei ele exatamente hoje, e resolvi colocar a resenha dele aqui!
 
    
      O livro conta a história de Florence, uma menina de 12 anos, que vive com seu irmão, Giles, os dois órfãos,  na mansão do seu tio, que nem tem contato com os dois. Florence é proibida de ler ou escrever, e passa todos os dias no tédio, até ela descobrir, um dia, nesses seus passeios pela mansão, a biblioteca, e se encanta pelos livros. Com o tempo, Florence aprende á ler sozinha e começa, depois da partida de Giles para a escola, a ler escondida na biblioteca ou na torre, principalmente quando ela vira amiga de Theo Van Hoosier, o menino magricela que tem asma e que vive na mansão ao lado. Mas se ela achava que a sua vida sempre seria tranquila assim, ela estava completamente enganada. Qual será o segredo por trás da nova preceptora? E o que significa os pesadelos que Florence tem, na qual tem uma mulher de véu branco em cima de seus irmãozinho que dorme tranquilamente, e dizendo "Oh meu querido, eu poderia comê-lo"?
 

      Como diz a contracapa, o livro é uma mistura de Edgar Allan Poe com Henry James, e é um livro muito emocionante, narrado por Florence. Cheguei á certos momento em que pensei que tudo se passava de uma grande imaginação ou loucura de Florence (sim, achei que ela é louca, de verdade), e realmente, não sei se no final é ou não era, e isso que me fez desvendar no final o mistério, pois John Harding, o autor do livro, deu um toque de Edgar Allan Poe (na qual o livro não conta por si próprio o final, temos que desvendar e não sabemos se realmente é isso que imaginamos no final) em cada capítulo do livro.


      É uma história que se passa pelo final do século XIX, na Nova Inglaterra, o que me deixou mais entusiasmada ainda. Mas juro que me surpreendi muito no final do livro com Florence e digamos que eu fiquei muito chocada com o que aconteceu com Theo (estava ficando apegada com a garça em forma de menino). A história é uma mistura de paixão por livros, com mistério, um pouquinho de terror (pelo menos comigo), e aventura. Resolvi mudar um pouco do meu tema de magia e escolhi exatamente esse livro, pois seria que ia ser mais de suspense para ler, e acho que ele realmente cumpriu a sua missão e me deixou muito surpresa, como disse antes.


     A capa é simplesmente linda, o espaçamento é ótimo, os capítulos variam em longos e curtos, mas geralmente são de cinco á dez páginas e a fonte é tranquila de se ler. As folhas são amareladas e tem um cheiro muito bom.


Informações importantes:
    - Autor: John Harding
    - Editora: Leya
    - Páginas: 281
    - Capítulos: 32
    - 1ª edição
    - O livro é separado em duas partes
 
 
"Aquele que já não consegue sentir espanto nem surpresa, está, por assim dizer, morto; os seus olhos estão apagados" Albert Einstein
 
O 
   

10 comentários:

  1. Interessante, se eu tiver oportunidade de comprar mais livros, vou procurar por este mesmo que citou... Ah... cheirar livros, um prazer esquisito :3 rsrs

    Once Upon a Time || out-samy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! É mesmo kkkk Cada um teu seu próprio cheiro <333
      Beijos, bibi

      Excluir
  2. Ai,mds,hoje fui na feira do livro,e olhei muito para este. Até minha mãe se interessou,mas acabei não comprando. Achei muito bom o enredo,e a história em si pelo que você falou. Fiquei curiosa >.<
    Beijos
    Gaby.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Ele é bem legal se tu quer um estilo de suspense e mistério. Mas se tu comprar tem se preparar para uns momentos de 'terror'. Beijos, bibi

      Excluir
  3. Respostas
    1. Nossa que legal! Pensei que ninguém que eu conhecesse tivesse lido, é um livro muito emocionante mesmo! Beijos, bibi

      Excluir
  4. Oi, Bibi
    (estou te invejando, começando meus comentários aqui assim haha)
    Ah, adorei sua resenha! Se sua resenha foi maravilhosa, imagina o livro.
    Florence, nome lindo, '' é proibida de ler ou escrever" aaah, eu entendo esse tédio haha.
    Ganhou A Pirâmide Vermelha? Eu tenho esse livro e gosto muito, espero que goste também. Quando terminar de ler ele me fala, tá? A minha avó me deu um livro, Gregor, e também comprei A guerra dos tronos. Super feliz.
    O cheiro de livros é maravilhoso <3
    Já disse que você escreve muito bem? Não? Então falo agora:. VOCÊ ESCREVE MUUITO BEM, BIBI! haha
    Beijos, cece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cece!
      (kkk como assim? sou meia lerdinha na parte de entendimento...)
      Awn, sua fofa!
      Ele é bem legal mesmo, mas de um lado é meio esquisito dos meus gêneros de leitura (nem tanto assim...) mas enfim!
      kkkk Pois é eu fiquei chocada ao ver isso, eu fiquei tipo, como assim ela tá viva ainda???
      Meus colegas me perguntam como ela escreveu o livro se ela não sabia ler, isso dá uma raiva enorme, eles ficam debochando de tudo que eu tenho, mas enfim.
      Sim, ganhei! É muitooo legal! (estou só no segundo capítulo, mas então...)
      Falo sim, com certeza escrevo uma resenha aqui, Rick Riordan escreve bem né?
      Sabe do que se trata esse Gregor? Já vi ele em livrarias e não sei a história! Ah eu tenho uma colega-amiga que é fanática por A Guerra dos Tronos, simplesmente viciada nisso e Instrumentos mortais, ela não para de falar nisso, o que é irritante, mas eu sei como é né ~Potterhead que vive potterhead aqui~
      Ah todos os livros tem cheiro bom e único!
      Ah Cece!!! Estou muito feliz!!! Eu realizei ~meu pai na verdade~ meus três principais sonhos: ter um Oxford, uma blusa listrada e uma cabine telefônica!!! São muito lindos, prometo que vou tirar umas fotos, e estou pensando em criar um Flickr, é bom?
      kkkkkk Sério? De onde tu tirou isso?
      Ah estou tentando escrever um livro! Vamos ver no que vai dar né...
      Mas enfim, finalizando a carta que eu escrevi aqui, Cece, eu te adoro muito!!!! E a Luninha também (manda um beijo pra ela)!!!
      Acredita que fazem hoje três semanas que a minha Bliss não tá aqui? Saudades meu Deus...
      Estou planejando fazer um post muito legal, espere.... EM BREVE
      Beijos, bibi

      Excluir
    2. Oi Again :)
      (kkk é que eu disse que estou começando meus comentários igual à você assim: ''Oi, Cece'' (''Oi, Bibi''), entendeu agora lerdinha? kkk tô brincando com você. Nem se preocupa sua lerda também. Sério, se alguém diz algo só vou entender minutos depois, às vezes fico sem entender porque não ouso perguntar novamente haha.)
      Imagina ficar sem ler ou escrever, eu não aguentava. Se eu passo dois dias sem ler quase fico louca. Não sei mesmo como essa menina aguentava, e, tá, concordo com você, como ela ainda tava viva? hahaha.
      Talvez ela aprendeu a ler e depois escreveu, não? kkk Vida, essa vida. Nossa, seus colegas te debocham muito, manda um Avada Kedavra neles kkkkkkk. Melhor, manda um Imperio, daí você manda neles kkk.
      Escreve muuuito mesmo. Ele é um perfeito escritor. Sem falar que ele já foi professor de história. Por isso a sabedoria aí para escrever mitologia tão perfeitamente.
      Bem, eu já li algumas resenhas sobre Gregor algumas diziam que parecia com Percy Jackson, daí fiquei interessada em ler. Mas não posso afirmar como é, depois que eu ler te falo.
      Bibiiii, eu tô louca para ler A Guerras dos Tronos. Já li algumas informações sobre, e a história meio que se passa na Inglaterra medieval das lendas Arturianas (Aliás, adoro o rei Artur), essas histórias que tem "cavaleiros, castelos e princesas". E adoro histórias assim. Já assisti alguns episódios da série e admito que gostei bastante. Bom, agora estou me sentindo melhor que tenho ele e estou ansiosa para ler.
      Com certeza, principalmente o cheiro do livro que você gostou ou um que acabou de comprar e era o que você queria a muito tempo.
      Awwn, estou tão feliz por você. Você merece. Quero vê-las sim! Ok, vou aguardar. Sim, sim, super recomendo fazer um Flickr. Eu tenho um, e sempre estou postando fotos e tudo mais. Aaah, quero ver você lá pelo Flickr <3
      Para Bibi, você escreve bem SIM! haha Por esse post mesmo, sua resenha ficou perfeita, claro, de tão bem que tu escreve haha.
      Sério? Awwn, quero ler, quero ler, quero ler (leia cantando) kkk \o/
      Eu já fiz, fiz não, tentei, tentei fazer uns livros, estão todos salvos aqui no computador. Alguns nem tiveram o primeiro capítulo completo haha.
      Também te adoro muito, Bibi linda <3. A Luna agradece e manda outro :3
      Já faz tanto tempo assim? 'o' Tô com saudades da gente ficar conversando no twitter, eu falando da Luna e você da Bliss. Saudades da Blissinha :'(.
      Me deixou curiosaaaa.
      Beijos, cece.

      ps: Vou tentar procurar algumas novidades (se tiver) para quando eu entrar no twitter para conversar com você não ficar sem assunto um segundo haha. Desculpa se saí naquela noite, iamos abalar no twitter, mas eu estava muito cansada. Sorry, Ok?

      Excluir
    3. Oi Cece!
      (finalmente entendi kkkkk eu também fico assim, exatamente, ás vezes eu faço uma cara de "quê?" que as pessoas riem e ficam sem paciência, mas sei lá, eu sou assim...)
      Sim, eu também, principalmente agora, que fiquei quase três dias sem ler a minha Piramide vermelha por causa de livros escolares, estou com saudades!
      É! Acredite Cece, já mandei muitos Avadas para eles, mas não sei porque não funcionou... Será porque eu fiz na minha mente? Ah sim! Um Imperium seria extraordinário! muahahahahah
      A meu Deus! Sério que o Rick Riordan já foi professor de história? Então é por isso que ele sabe de tudo sobre as mitologias e tal né?!
      Bem, como eu não li ainda Percy Jackson (tenho que ler, eu sei...) não sei se esse livro (Gregor) faz meu tipo de livro, mas espero que sim!
      Ah, essa minha colega, traz o livro para a escola, eles são ENORMES!!! Mas ela diz que tem várias cenas, assim, meias inapropriadas, sabe... Mas deve ser legal mesmo essas histórias que envolvem a era de dragões e cavaleiros. Ah, ela tem até um livro assim, de colecionador sobre CGF! Eu disse né que tenho um do HP? Ganhei de aniversário! Page to the screen é o nome... Mas enfim!
      Nunca assisti essa série...
      Sim, nada melhor do cheiro de livro novo! Meu Deus, eu vivo/sou/respiro livro novo.
      Ok! Vou ver se eu coloco elas no meu Flickr, que afinal, estou como sua amiga lá! (Não sei como é isso mas te adicionei como amiga...)
      Sim! Eu vejo lá as tuas fotos! A Luna <3333 Ela diva nas fotos que nem tu <3333
      Awn, valeu então! Eu simplesmente amo escrever resenhas, tenho até um caderninho cheio delas kkkk
      Se der certo, um dia tu vai estar passeando na frente de uma livraria e vai ver um livro escrito por Bibiana, e vai comprar e ler sabendo que fui eu que escrevi, meu professor de redação disse que eu escrevo bem também, eu só coloco o que eu sinto no momento no papel...
      kkkk Eu também, tenho uma pasta chamada "My books" que tem de contos infantis até livros de aventura e diários (eu amava fazer diários de meninas inventadas!).
      Awwwnnnnnn suas fofas <3333333
      Sim, faz, incrível né? Sinto saudades da minha peludinha, mas foi muito bom e maravilhoso o tempo que ela ficou do meu lado! :')
      Acredite, eu também...
      kkkkk Se der tudo certo vou publicar hoje mesmo!!!
      Beijos bibi

      Ps: ah kkkkk ok! Eu também vou então! Ai Cece, como eu to furiosa contigo, porque tu me deixou lá, nunca mais falo contigo! kkkk To brincando TE ADORO!!! E claro que tudo bem <333 Sei como é, já dormi na frente da tela do computador e deixei a Gaby falando sozinha coitada hehehe Beijos de novo!

      Excluir